PARÓQUIA SANTO ANTONIO DE PÁDUA

A NOSSA ASPIRAÇÃO DE PARÓQUIA

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, deve ser Missionária, atuante e participativa, onde a Missão é uma constante ação. Deve ser atuante, aberta ao novo, deve proporcionar espaço para todos. Deve ser a que aproxima a vivência de realidades doutrinal e Sociais distintas existentes, levando todos a viverem como irmãos em Cristo. Deve assumir, cada vez mais o seu papel de anunciador da Boa Nova, incentivando a prática da Justiça, da Partilha, da Solidariedade e o engajamento nos trabalhos Pastorais e Obras Sociais.

MISSÃO DA PARÓQUIA
Evangelizar, com novo ardor missionário, possibilitando á todos uma autêntica experiência de Deus, que leve a uma conversão constante aos valores humanos e evangélicos, á pratica da partilha e a participação comunitária comprometida, fazendo assim, DE TODOS OS BATIZADOS DISCIPULOS MISSIONARIO DE JESUS CRISTO .

PLANO PASTORAL 2010-2013
Com júbilo e ação de graças presentes em nossos corações, apresentamos a todos os irmãos e irmãs da Paróquia Santo Antônio de Pádua o Plano de Pastoral Paroquial como expressão do anseio comum de fazer das diversas realidades o ambiente fraterno no qual possamos construir relações humanas profundas e duradouras, sendo símbolo e instrumento do Reino de Deus.
O presente trabalho é um subsídio desenvolvido a partir do Plano Pastoral Diocesano e dos dados coletados em nossa assembléia paroquial, bem como dos encontros de avaliação das comunidades. Aqui estão contempladas as linhas gerais da nossa Ação Evangelizadora. Nossa expectativa, portanto, é a de que este instrumento sirva de motivação e de orientação a cada equipe pastoral; é ainda a de que, se bem trabalhado por cada agente/animador pastoral, atinja a MISSÃO para a qual se propõem nossos objetivos, possibilitando assim o surgimento de uma NOVA IGREJA - madura, forte na fé, no diálogo, na fraternidade e na santidade.

CONHECENDO A NOSSA HISTÓRIA
A Paróquia Santo Antônio de Pádua foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro/ Mondubim e foi instituída no dia 14 de Setembro de 2005, na festa da Exaltação da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Excelentíssimo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi. A conquista e realização dessa Paróquia foi fruto de um longo e silencioso trabalho dos Frades Menores Conventuais, que aqui chegaram em 1994, abrindo uma casa de formação no território da Maraponga. O acompanhamento e a presença dos frades no serviço pastoral desse setor paroquial foi renovador. Esse trabalho foi coordenado desde o início por Frei Francisco Sales, formador que contribuiu para que esse setor da Maraponga torna-se Paróquia dedicada a Santo Antônio de Pádua, que por ocasião da visita das suas relíquias ao Brasil, esteve presente em Fortaleza na Maraponga.  Foi aos 04 de Outubro de 2005, Festa de São Francisco de Assis que Frei Clevis Mafra dos Santos assumiu a coordenação da Paróquia, como primeiro Pároco estruturando e organizando toda ação paroquial. Com grande empenho e dedicação, conseguiu em 2008 a doação do terreno para a construção da Igreja matriz, uma conquista de mobilização popular e expressão de fé.